Este minicurso tem como objetivo fornecer as ferramentas e diretrizes essenciais para a formação de pareceristas competentes e éticos. Durante nosso tempo juntos, exploraremos as melhores práticas para fornecer feedback construtivo e a importância de manter a ética no processo de avaliação. Abordaremos a importância do papel de um parecerista na seleção e melhoria da qualidade de uma ação de extensão, os fundamentos e diretrizes da extensão universitária, as áreas temáticas e as modalidades das propostas. Por fim, apresentaremos os critérios de avaliação do parecer e disponibilizaremos uma etapa para praticar os conhecimentos adquiridos.

Bem-vindo ao Curso de Formação em Extensão Universitária!


A Extensão Universitária desempenha um papel fundamental na promoção da interação entre a universidade e a sociedade. Com o objetivo de fortalecer essa relação, apresentamos o Curso de Formação em Extensão Universitária, uma iniciativa que busca capacitar a comunidade, apresentar e explorar os fundamentos e práticas da extensão e, por consequência, estimular a proposição e registro de ações. Ao final deste curso, esperamos que você saia com uma visão aprofundada sobre a Extensão Universitária, sua importância para a formação dos alunos e para sociedade. Você estará preparado para aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das comunidades e se tornando um agente de mudança por meio da extensão.

O curso foi desenvolvido pela Pró-Reitotia de Extenção e  Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com o objetivo de apresentar os conceitos básicos para o diagnóstico de comunidades e gestão de território. Serão abordadas noções gerais sobre cooperação local; intersetorialidade; Vulnerabilidades e comunidades; sistemas de informação para diagnóstico de comunidade; e técnica da estimativa rápida.