• Desenvolvimento do TCC

    Nesta sala trataremos das orientações e desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Ensino de Ciências - anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10 (C10).

    Vamos aproveitar a sala para a troca de ideias e esclarecimentos sobre os processos e produtos do Trabalho de Conclusão de Curso.

    Como definido pelo projeto do C10, o Trabalho de Conclusão de Curso de vocês deverá ser: "um relato de experiência pedagógica fundamentada teoricamente, apresentado em forma de artigo, nas séries iniciais do ensino fundamental II do ensino público".**

    Ou seja, será preciso preparar uma prática de Ensino de Ciências com base na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação, aplicá-la, descrever e discutir todo o processo no formato de artigo acadêmico.

    Nesta sala vou colocar orientações sobre o processo e o formato que deverá ter o TCC de vocês. Algumas questões de orientação somente serão possíveis no âmbito individual, pois cada TCC será único. Aí vamos mantendo contato por meio das tecnologias - tanto de modo síncrono como assíncrono.

    Desejo que o percurso de vocês na elaboração deste TCC seja proveitoso e inspire novas ideias. Coloco-me como parceiro na trajetória e fico à disposição para auxiliar em dúvidas e questionamentos.

    Atenciosamente,

    Prof. Diógenes

    Ps: sempre podem estrar em contato direto comigo pela função "mensagem" do Moodle.

    ** Em caráter de exceção, o TCC poderá ser uma pesquisa acadêmica sobre o tema.