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  • PLANEJAMENTO DO ENSINO

    Uma mão escrevendo num caderno.

    Segundo Ferraz e Belhot (2010), 

    na educação, decidir e definir os objetivos de aprendizagem significa estruturar, de forma consciente, o processo educacional de modo a oportunizar mudanças de pensamentos, ações e condutas (P. 421).

    Entendemos que todo o Planejamento do Ensino deve se nortear por aquilo que queremos que os nossas alunos sejam capazes de realizar sejam num curso ou disciplina.  Assim, o planejamento de uma disciplina deve guardar coerência com o Projeto Pedagógico Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Plano de Ensino da Disciplina. E um planejamento começa com o questionamento: o que queremos com esse curso, projeto ou disciplina?

    Responder a essas questões é pensar nos OBJETIVOS.

    Para oferta de um curso ou disciplina, temos que pensar numa série de questões:

    - Quais os conhecimentos que o aluno deve ter ao final desse(a) curso/disciplina?

    - Quais as habilidades e atitudes teremos que desenvolver no aluno?

    - Quais as possibilidades de atuação profissional esse(a) curso/disciplina podem dar?

    - Quais a condições operacionais, materiais e humanas poderemos utilizar?

    - Como poderei avaliar se os objetivos do(a) curso/disciplina foram alcançados?

    Entre outras questões.

    A proposta desse primeiro módulo tem como objetivo:

    - Apresentar um modelo/processo de planejamento a partir da Taxonomia de Bloom e suas atualizações, para construir Objetivos instrucionais no desenvolvimento do processo cognitivo.

    REFERÊNCIA:

    FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.,  São Carlos ,  v. 17, n. 2, p. 421-431,    2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000200015&lng=en&nrm=iso>. access on  06  Apr.  2020.

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