Programação

  • Olá!!!

    heart flowers

    Olá pessoal!!! 

    Estou muito honrada com a escolha de vocês e espero orienta-los da melhor forma possível!

     

    • Alteração de Calendário

      Olá pessoal!

      Fiquem atentos às datas para o ano que vem:

      Recesso - 21/12 à 16/01/2021
      Período para Substitutiva e Exame final disciplina M1D3 e reuniões pedagógicas - 18/01 à 30/01
      Atividades de orientação de TCC - 1 Aula síncrona sobre normas do TCC (geral); 1 aula síncrona por professor(a) orientador junto a seu grupo; Postagem de um plano (tema, procedimentos e fundamentação) de cada cursista (ou dupla) período: 01 a 14/02
      Início da M1D4 - 15/02/2021 
      Após o recesso irei marcar uma reunião com todos para conversarmos e já irmos estruturando o plano que está sendo solicitado.
      Boas festas para todos e todas! Fiquem bem, descansem, 2021 será espetacular!!!! 
    • Modelo de TCC

      Olá pessoal!

      Estou disponibilizando este modelo de TCC da UFTM para a construção do projeto de vocês.

      É importante que vocês já comecem a pensar em um "esqueleto" do projeto para ser entregue até dia 14/02.

      Vamos pensar em um projeto para ser utilizado em uma realidade remota, para isso pensem em como vocês responderiam essas questões que compõem parte da introdução e do projeto de vocês:

      a) tema do projeto: o tema do projeto é a apresentação do assunto a ser pesquisado. Deve ser feito de maneira clara e objetiva;

      b) problema a ser abordado: o problema a ser discutido é o ponto de partida da pesquisa científica, é o motor do processo investigatório que irá se criar no momento da realização dos estudos para elaborar o trabalho. É a indagação inicial acerca de algo que irá promover o desenvolvimento da pesquisa;

      c) objetivos gerais e específicos: os objetivos gerais mostram o que se almeja com o desenrolar da pesquisa e indicam alguns dos resultados que se pretende alcançar. Os objetivos específicos são os itens particulares que se pretende abordar;

      d) justificativa: neste item o pesquisador indica os motivos que o levarão a realizar o trabalho, procurando demonstrar sua importância para área do conhecimento em questão, bem como a contribuição para o desenvolvimento científico.

      e) metodologia: procedimentos adotados para a realização da pesquisa, descrevendo a natureza e o tipo de trabalho que será desenvolvido, além de definir se será um processo descritivo ou experimental.

      Pensem e tentem escrever algo nessa estrutura para um encontro no dia 29/01 às 15h, não é nada pronto ainda, é só para termos material para discutir o trabalho pronto mesmo, deverá ser postado até dia 14/02, mas nós vamos conversando.

      Fonte: Manual de TCC da UFTM, 2019

      Arquivo: 1Tarefa: 1
    • Artigos para suporte

      Aqui, vou disponibilizar alguns artigos para dar suporte para aqueles que precisarem ter uma base para escrita.

      Pastas: 2
    • Introdução

      Boa tarde Orientandos e Orientandas

      Estamos caminhando com o curso e com o nosso TCC.

      Agora, vamos elaborar uma introdução para o nosso trabalho, ok?

      Nessa Introdução vocês terão de escrever sobre o Ensino de Ciências e o Ensino por Investigação

      Para isso, usem os textos que já foram disponibilizados no curso, ou que disponibilizei como textos de apoio ou outros que vocês encontrarem na internet, lembrando de colocar as referências, certo?

      Escrevam entre 2 a 5 páginas, com espaçamento 1,5 e times New Roman tamanho 12, até dia 03 de abril, mas não vamos deixar para a última hora, pois irão começar duas disciplinas simultâneas!!

      Bom trabalho!

      Tarefa: 1
    • Projeto

      Bitmoji Image

      Olá pessoal!

      Muito trabalho né? Mas, vamos juntos nesta caminhada ok?
      Para algumas pessoas eu já mandei uma devolutiva dos projetos, outras ainda não, porque queriam fazer alterações, vamos fazer assim:
      Todo mundo posta a última versão em formato word aqui, até o dia 16/10, quem já tiver a última versão pode postar antes que eu já devolvo, para marcarmos encontros síncronos para a orientação.
      Tarefa: 1
    • Eventos

      Vou deixar um link do Webnário de sábado, para quem perdeu, está muito bom e pode contribuir com a escrita do trabalho de vocês.

      Vou deixar também um evento que o Prof. Danilo indicou, que só pede um resumo simples, quem tiver interesse é uma boa oportunidade para apresentar o trabalho de vocês.

      URL: 1Arquivo: 1