Entrega Lista de Atividade 04 - prazo até 07/05

Escolha UMA entre as opções disponíveis

Opção 01
Responda: Um projeto de lei de 1996, que reformulou programas antipobreza do governo federal, limitou muitos beneficiários a apenas dois anos de benefícios.
a) Como isso afeta os incentivos ao trabalho?
b) Como isso afeta a questão do (des)emprego?
c) Como isso afeta a economia do país?
d) Com isso poderia representar um tradeoff (problema conflitante) entre igualdade e eficiência?

OU

Opção 02
Considere que um membro do Ministério Público da União (MPU) tenha sido convidado a participar de uma discussão com membros do governo, empresários de transportes coletivos e representantes da sociedade civil acerca da fixação das tarifas de metrô e outros transportes coletivos. Nessa discussão, o representante do MPU deixou clara a necessidade de intervenção do governo nesse setor, inclusive mediante o uso de subsídios, para conter o preço dos serviços. Considerando a situação hipotética acima, redija um texto dissertativo que justifique a posição do representante do MPU. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
• monopólio natural e outras falhas de competição no setor de transportes coletivos;
• questões distributivas, como peso dos gastos com transporte no orçamento familiar e poder de compra.

OU

Opção 03
Assistir ao documentário Cuba e o Cameraman (https://www.netflix.com/br/title/80126449) e fazer um relato falando sobre as características de uma economia centralizada e os efeitos com sua queda. 

OU

Opção 04
ESTUDO DE CASO:  BOLSA FLORESTA “O estado do Amazonas mantém cerca de 98% de sua cobertura florestal. O chamado “coração florestal” do bioma permaneceu bastante preservado, em boa medida pela baixa presença das pressões de desmatamento usualmente vindas de projetos de colonização, eixos rodoviários e atividades predatórias de exploração madeireira e pecuária. Por outro lado, a ocupação por populações tradicionais e indígenas de áreas expressivas desempenha um papel ativo na conservação de seus territórios. No estado do Amazonas, quase metade da superfície do estado encontra-se sob alguma categoria de proteção. No entanto, a criação de uma unidade de conservação não garante per si sua preservação ambiental. São necessárias várias outras iniciativas, de gestão, fiscalização e, principalmente, valorização do ativo florestal, para que seja atrativa sua manutenção. No caso das unidades de uso sustentável, isso depende do envolvimento e da melhoria da qualidade de vida de suas populações, por meio de políticas sociais adequadas à sua realidade, fortalecimento comunitário e incremento das possibilidades de geração de renda em atividades sustentáveis. O Programa Bolsa Floresta (PBF) reconhece, valoriza e recompensa as populações tradicionais, que assumiram o compromisso formal do desmatamento zero. O PBF promove a transferência direta de renda às famílias que aderem ao acordo de não mais desmatarem, sendo um sistema amplo de concessão dos benefícios, estruturado de modo a incentivar o associativismo, a renda, a produção sustentável e os serviços sociais básicos, por meio de seus quatro componentes: Renda, Social, Associação e Familiar. Os aportes ao projeto distribuem-se da seguinte forma: 58% para o componente Renda, 10% para o componente Associação, com apoio do Fundo Amazônia, e 32% para as ações dos programas de apoio social e familiar.
QUESTÃO SOBRE O CASO
1- Considerando que as pessoas racionais reagem a incentivos e tomam suas decisões com base na comparação entre custos e benefícios, analise a situação de escolha das “populações tradicionais”.
2- Faça uma breve análise sobre acerca do caso citado e, pelo menos, 3 fundamentos da economia apresentado em aula.
3- Qual é a condição coeteris paribus para a economia dessa população supracitada?