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Bem-vindo ao Curso de Formação em Extensão Universitária!
A Extensão Universitária desempenha um papel fundamental na promoção da interação entre a universidade e a sociedade. Com o objetivo de fortalecer essa relação, apresentamos o Curso de Formação em Extensão Universitária, uma iniciativa que busca capacitar a comunidade, apresentar e explorar os fundamentos e práticas da extensão e, por consequência, estimular a proposição e registro de ações. Ao final deste curso, esperamos que você saia com uma visão aprofundada sobre a Extensão Universitária, sua importância para a formação dos alunos e para sociedade. Você estará preparado para aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das comunidades e se tornando um agente de mudança por meio da extensão.
O curso foi desenvolvido pela Pró-Reitotia de Extenção e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com o objetivo de apresentar os conceitos básicos para o diagnóstico de comunidades e gestão de território. Serão abordadas noções gerais sobre cooperação local; intersetorialidade; Vulnerabilidades e comunidades; sistemas de informação para diagnóstico de comunidade; e técnica da estimativa rápida.
Este minicurso tem como objetivo fornecer as ferramentas e diretrizes essenciais para a formação de pareceristas competentes e éticos. Durante nosso tempo juntos, exploraremos as melhores práticas para fornecer feedback construtivo e a importância de manter a ética no processo de avaliação. Abordaremos a importância do papel de um parecerista na seleção e melhoria da qualidade de uma ação de extensão, os fundamentos e diretrizes da extensão universitária, as áreas temáticas e as modalidades das propostas. Por fim, apresentaremos os critérios de avaliação do parecer e disponibilizaremos uma etapa para praticar os conhecimentos adquiridos.
A ação de aprendizagem a distância, aborda o desenvolvimento da primeira infância, na perspectiva de entender a primeira infância, em especial no que diz respeito às contribuições da neurociência, além de direitos e políticas públicas.
O curso “Formação Docente para o Ensino Bilíngue de Ciências e Português para Surdos”, é um projeto de extensão ofertado na modalidade a distância pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM com parceria da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos - DIPEBS/SECADI/MEC aos profissionais que estão em serviço nas instituições de ensino pública e privada conveniadas sem fins lucrativos, possibilitando o aperfeiçoamento e a formação de professores da educação em contexto bilíngue.A equipe é composta por profissionais surdos e ouvintes, todos extremamente engajados na área de educação de surdos. Além disso, o curso tem vídeo-aulas bilíngues (Libras e língua portuguesa), textos base, fóruns de interação, "chat" por meio da plataforma Moodle, e foi estruturado em 3 módulos, que proporcionará muita troca de conhecimento entre os participantes (surdos e ouvintes), com muito aprendizado.
Disciplina ofertada para o 80 período do curso de licenciatura em História e que tem a mídia como objeto de estudos.
Disciplina ofertada para o 50 período do curso de bacharelado em Serviço Social e que tem a cultura midiática como objeto de estudos.
Disciplina ofertada para o 50 período do curso de licenciatura em Geografia e que tem a educação midiática como objeto de estudos.